A Arte Indígena

junho 18, 2018 0 Comments

Aposto que todos vocês já devem ter visto em sua infância ou em algum momento da vida o filme Tainá, onde a jovem indiazinha tem laços com a natureza e faz amizade com os animais que vivem pela floresta amazônica. O tema do filme, é basicamente, mostrar que o indígena teve suas terras roubadas, exploradas. O homem branco, prendia os animais pro tráfico indevido. 

Já se tem a ideia de que o filme é uma crítica social de grande porte e que causa grande impacto na população que o vê. Mas, atualmente os indígenas ainda sofrem com a tomada de território, para a exploração agrícola, como minoria, sofrem de exclusão social, preconceito e várias outras formas de opressão. 

Com o intuito de conscientizar a população e chamar atenção da mesma, vários cantores da atualidade se juntaram e protestaram a favor da Demarcação.
Aprecie logo abaixo o vídeo completo: 


Os indígenas, como minoria, têm realmente o acesso aos tão falados direitos humanos?
Não tenho como dizer de Arte Indígena sem especificar que os índios não são só uma tribo. No Brasil, atualmente existem várias tribos. Você pode ver nesse site um pouco de cada uma delas.
As tribos, assim como qualquer outra civilização, têm suas diferenças culturais e sociais

Neste post, falarei sobre a arte indígena de três tribos: Os ticuna, Os tupi-guarani e os Pataxós.

Os Ticuna

Ritual Ticuna


A tribo ticuna é atualmente a maior do estado do Amazônas, ocupando até 70 aldeias. Parte da mesma habita o Peru. Em toda sua história, os ticuna habitavam as beiras dos rios, sempre em terra firme. Falantes da língua Ticuna, que atualmente é falada em três países (Colômbia, Brasil e Peru). Sendo principalmente cultivadores de mandioca e cará 

A arte ticuna é muito variada e rica, sendo principais os objetos de rituais, como as máscaras e os bastões de dança esculpidos, até mesmo as pinturas em cascas de árvores são famosas entre os Ticunas. Eles possuem em suas artes, diversas formas de tintas e corantes. As tecelagens e cerâmicas são mais ligadas às mulheres, enquanto somente os homens utilizam as máscaras dos rituais. Um dos seus principais rituais é o transição das meninas, que geralmente é realizado em noites de lua cheia, quando a menina tem seu primeiro ciclo menstrual.



Nesse vídeo, a cantora Djuena Tikuna fala sobre a sua cultura e seu povo.
Máscaras de rituais Ticuna.


Os Pataxós


A tribo dos Pataxós, por sua vez, ocupam atualmente o extremo sul da Bahia e Norte de Minas Gerais, falavam originalmente a língua maxacali e apesar de hoje terem o português como língua oficial, ainda pode-se encontrar grupos falantes do idioma original.
A Aldeia da Barra Velha, em Porto Seguro, é considerada com o o seu território de origem.
Apesar dos impedimentos que enfrentaram em sua história, sua cultura continua viva e influencia os jovens por meio da música, da arte, da alimentação e até mesmo por meio da medicina.  

A pintura corporal tem grande valor cultural para os Pataxós, pois representa parte de sua história e se encontra relacionada aos seus principais rituais. Para cada evento, há uma pintura corporal com significado profundo. Já por meio da dança, os Pataxós retiram energias da natureza, fazendo ligação com a mesma. 

Seu alimento predileto é a mandioca, já que é por meio dela que os Pataxós fazem sua bebida sagrada, conhecida como Kawi. Outro alimento muito conhecido entre os pataxós é o peixe preparado na folha da patioba, que, segundo o povo pataxó, rejuvenesce o corpo e purifica o espírito.

Peixe sendo preparado na folha da patioba por índia
Seus artesanatos são feitos a partir de madeiras, palhas,sementes, argila e muitos outros materiais. O colar de tento é, segundo os artesãos, relacionado à proteção espiritual.

Colares de tento e vasilhas feitas com madeira.

Os pataxós também são conhecidos por seu amplo conhecimento sobre ervas medicinais.

Neste documentário sobre a cultura pataxó e sua história, realizado pela TV Brasil você pode ver mais sobre os Pataxós.

Espero que tenham gostado de conhecer um pouquinho sobre a cultura indígena e seus artesanatos.

Jho

Some say he’s half man half fish, others say he’s more of a seventy/thirty split. Either way he’s a fishy bastard. Google

0 comentários: