A arte nos jogos virtuais.

agosto 18, 2018 , 0 Comments


   Os jogos virtuais têm tomado popularidade desde a década de 90. Tendo o início, aqui no Brasil, pelos famigerados consoles (descanse em paz Atari), evoluindo lentamente até os nossos consoles mais avançados e também crescendo em conjunto com os PCs. Atualmente possui-se uma vasta diversidade de jogos virtuais, cada qual com seu contexto, e é esse o ponto principal deste artigo de hoje. Gostaria de me desculpar pelo desaparecimento e por ter deixado o blog parado por tanto tempo, acabei me perdendo nas responsabilidades da maravilhosa vida adulta e tive de deixar de lado muitos dos meus antigos hobbies.
  Tenho uma imensa admiração quanto ao investimento de algumas empresas quando elas lançam um jogo bem elaborado, você pode observar que um jogo é bem elaborado, pelas suas artes. Mas as artes que compõem um jogo vão muito além das artes visuais. Me refiro ao roteiro e sua jogabilidade.


    Alguns jogos nos quais posso citar, que tenho observado esse magnífico desempenho de arte são:

  • Overwatch.


       A Blizzard não só é uma carinha bonita, também consegue fazer um roteiro maravilhoso para seus jogos, sendo um deles o principal destaque desta postagem. Overwatch não só tem uma jogabilidade única no centro de FPS, como também tem sua história num contexto futurista maravilhosamente elaborado. Seus personagens tem nacionalidade, com uma história própria de adaptação e luta. Além de, obviamente, possuir mapas esplêndidos, como por exemplo o mapa de Hanamura.


   É muito interessante observar a história do jogo, que é retratada por animações muito bem feitas.



  • World of Warcraft



       Muitos podem me chamar de fanboy, mas eu não tenho culpa se a Blizzard faz jogos incríveis. No mundo de World of Warcraft, temos muita história. Uma história é adicionada a cada novo patch in-game. Mas a empresa não se conteve nos jogos e também produziu livros com contos e até mesmo livros das histórias de algumas raças e personagens fictícios do mundo no qual se passa o jogo. Os patchs são totalmente inovadores quando se trata do roteiro de jogo e também sobre a mecânica do mesmo, alguns com classes e raças novas, nas quais trocam totalmente o foco da história do jogo. As paisagens são abundantes em questão de qualidade, mesmo que nas coisas simples. Além de ter várias missões interessantes de serem feitas, o mundo é muito bonito pra ser explorado, simplesmente.

Esses foram dois exemplos simples da arte aplicada em jogos. Existe pela web muito mais do que eu possa conhecer, sempre com novidades interessantes de se testar e experimentar. A arte contemporânea não só existe em quadros, muito menos nos modos de arte nos quais conhecíamos e até hoje aprendemos na escola. A arte existe em qualquer parte do mundo físico, em qualquer produto, principalmente no mundo virtual, onde a arte é a essência.

Jhony

Some say he’s half man half fish, others say he’s more of a seventy/thirty split. Either way he’s a fishy bastard. Google

0 comentários: